São Necessários apenas 4 minutos para manter a forma!

Se você é do tipo de pessoa que detesta se exercitar, mas reconhece a importância da realização de atividades físicas para a saúde, já deve ter se perguntado qual é a quantidade mínima necessária para poder manter a forma. Pois de acordo com o The New York Times, pesquisadores noruegueses parecem ter descoberto a resposta para essa questão.
Primeiro, os cientistas avaliaram os efeitos de pequenos períodos de atividade intensa — geralmente variando entre 30 segundos e alguns minutos — intercalados por intervalos de descanso, cuja prática pode ser tão potente quanto a realização de sessões longas. Depois, os cientistas avaliaram os resultados alcançados após quatro períodos de atividade intensa com duração de apenas quatro minutos cada um.
“Quatro-três-quatro”
Durante esses períodos, os voluntários que participaram dos testes deveriam manter suas frequências cardíacas em 90% da capacidade máxima, realizando intervalos de três minutos entre as quatro sessões. Dessa forma, o tempo total de exercícios foi de apenas 16 minutos, o qual os pesquisadores concluíram que poderia ser tempo demais.
Assim, os cientistas decidiram avaliar os efeitos de apenas uma única sessão de quatro minutos, comparando o desempenho de dois grupos, um dedicado ao esquema “quatro sessões de quatro minutos intercaladas por intervalos de três minutos cada”, e o outro dedicado a uma única sessão de quatro minutos. Esse treino foi realizado três vezes por semana durante 10 semanas.
Sem desculpas
Os pesquisadores observaram que ambos os grupos apresentaram melhoras significativas, tanto em seus condicionamentos físicos como em seus estados gerais de saúde. Segundo explicaram, a falta de tempo é uma das principais desculpas para que as pessoas não realizem atividades físicas, e os resultados do estudo apontaram que esse pretexto poderá ser aposentado.
E não é necessário frequentar uma academia para seguir a rotina dos quatro minutos. Vale qualquer atividade, como correr ladeira acima, nadar, subir e descer escadas, andar de bicicleta e até caminhar. O importante é aumentar a sua frequência cardíaca o suficiente durante quatro minutos, depois de consultar o seu médico, obviamente!


Ou caso queira ser mais radical, e definir rapidamente o abdomem, segue vídeo de como isso é possível!



Postagens mais visitadas